Projeto Digital (Digital by Design_pt)

Bem-vindo

Introdução

 

Objetivos

Em nosso primeiro módulo de aprendizado eletrônico, você aprendeu sobre termos e conceitos da tecnologia Digital. 

No segundo módulo, construiu sobre as bases de seu conhecimento, concentrando seu foco no impacto dos Consumidores digitais e da evolução do Big data.

Em nosso terceiro módulo, estabelecemos as bases para uma mudança de mentalidade, reconhecemos o valor de ser um abalador digital e apresentamos como adotar maneiras digitais de trabalhar. 

Neste curso, você continuará sua jornada digital:

  • Compreendendo o abalo digital e ficando a vontade com a ideia de ser um abalador digital
  • Familiarizando-se com a mudança para uma mentalidade digital
  • Envisageant comment adopter des méthodes de travail numériques

Métodos

Você irá explorar tópicos por:

Navegação



Você pode navegar por sua jornada digital na ordem que quiser. Basta usar O ícone à esquerda da tela.

Vamos começar!

Digital at Nielsen

Digital at Nielsen




“Com o Projeto Sync, estamos tentando equacionar a capacitação e a maneira como a tecnologia pode desencadear nossa estratégia de produtos de um modo muito mais amplo.” – Karthik Rao



Digital at Nielsen tem a ver com alavancar a tecnologia para transformar a Nielsen em uma empresa mais digital. Tornando-se uma empresa mais digital, a Nielsen pode tomar decisões de negócios com novos níveis de velocidade, flexibilidade, integração e abertura.

Nossa meta é proporcionar:

  1. Nossos dados como elemento diferenciador: Dados diferenciados e análises preditivas no momento certo para que os clientes determinem a ativação com precisão.
  2. Ferramentas robustas e automação: Ferramentas robustas e automação que aumentam a adesão dos clientes à Nielsen e criam capacidade de atividades de mais alto valor para o cliente.
  3. Integração de dados: Integração fluida dos produtos com sistemas de clientes e de terceiros.
  4. Modelo mercadológico original: Uma experiência mais contemporânea para clientes e associados.

Dimensões de Ser Digital



Ao definirmos nossa jornada rumo a nos tornar uma empresa totalmente digital, começamos por revisar todos os produtos que hoje fornecemos aos clientes e os examinamos criticamente com relação a o que significa ser digital. 



Para avaliar quão digitais nossos produtos são, desenvolvemos as seguintes seis dimensões e os atributos que alimentam essas dimensões:


Com base na avaliação dessas seis dimensões, determinamos o melhor ponto de partida para concentrarmos nossos esforços. O Digital @ Nielsen está bem posicionado de modo a lidar com a necessidade de capacitação tecnológica e prestar suporte à jornada da Nielsen rumo a tornar-se uma empresa digital.

Digital at Nielsen

  • Automação
  • Tecnologia
  • Abertura
  • Velocidade
  • Experiência do Usuário
  • Agilidade
  • Orientação por Percepções
  • Flexibilidade
Quais seis dimensões de ser digital nós avaliamos para compreender quão digitalmente atualizados nossos produtos são?

Digital at Nielsen

Quer saber mais?

  • Clique aqui para ouvir Karthik Rao, Vice-Presidente Executivo de Capacitação Digital, esclarecer o que o Projeto Sync é e o que não é.
  • Clique aqui para ouvir Karthik Rao recapitular como estamos avaliando o ponto em que estamos e ponto onde precisamos estar em nossa jornada de capacitação digital.

Abalo Digital

O que é Abalo Digital?

Definição

O abalo digital refere-se a mudanças capacitadas por tecnologias digitais que ocorrem com um ritmo e magnitude que abalam as maneiras estabelecidas para a criação de valor, interações sociais, condução dos negócios e, mais generalizadamente, nossa forma de pensar.


Ameaça ou oportunidade?

 

  • A mudança ocorre a um ritmo e escala que afetam a prática de negócios existente de maneiras abaladoras, desafiando os modelos de negócios existentes.
  • Tecnologias digitais oferecem novas oportunidades para a criação de modelos de negócios inovadores, permitindo que empreendedores concorram com práticas de negócios estabelecidas em uma grande variedade de setores.


Níveis

O abalo digital pode ocorrer em vários níveis.

Niveau de perturbation Exemple
Abalos às práticas da vida do indivíduo A conectividade móvel abala as fronteiras estabelecidas entre trabalho e vida pessoal
Abalos às práticas de trabalho A narração do trabalho em microblogs no local de trabalho altera o que é considerado como trabalho (de valor)
Abalos às práticas de negócios A mídia social no local de trabalho abala a maneira como as informações transitam na organização e induz a mudanças nas relações de poder
Abalos nas estruturas do setor A digitalização do conteúdo de mídia e conteúdos gerados pelos usuários abalam as cadeias de valor tradicionais de produção e entrega de conteúdo
Abalos a sistemas sociais A participação da mídia social abala práticas tradicionais de influência da opinião pública

Oportunidade Digital

 

Mudança nas Tendências Tecnológicas

O Relatório de visão tecnológica da Accenture destaca seis temas que refletem as mudanças atuais nas tendências tecnológicas que estão sendo usadas pelas empresas digitais do futuro. Para saber mais sobre esses temas, selecione cada caixa:

Oportunidade Digital

  • Rigidez Arquitetônica
  • Cadeia de Suprimento de Dados
  • Desenvolvimento do Abalo
  • Indistinção entre Digital e Físico
  • Da Força de Trabalho para o Crowdsource
Quais dos temas a seguir refletem transformações nas tendências tecnológicas usadas por empresas digitais?

Uma Olhada nos Abaladores Digitais

Empresas com Twitter, YouTube e Airbnb emergiram de fato de startups até tornarem-se líderes digitais na última década. E empresas de grande porte estabelecidas estão começando a transformar-se em líderes no panorama digital.  



Uma olhada em empresas que transformaram-se com sucesso em abaladores digitais:

  • Tesco: Tesco, a maior cadeia de supermercados do Reino Unido, e a terceira maior em todo o mundo, criou mercados interativos em aeroportos e estações de metrô. A empresa também expandiu-se para novos setores e agora oferece transmissão de filmes, livros eletrônicos e até mesmo seu próprio tablet de sete polegadas a um baixo preço. Mais de 20% das vendas online da Tesco agora vêm por meio de smartphones, e 10% de todos os pedidos da Tesco Direct vêm de seu site móvel.
    Clique aqui para ler mais sobre a transformação da Tesco.
  • General Motors (GM): A General Motors está abalando os negócios de aluguel de automóveis por meio de uma parceria com a RelayRides, uma startup que facilita o compartilhamento de veículos por meio do uso de celulares. A parceria permite que os proprietários de automóveis aluguem seus veículos ociosos. Qualquer proprietário de um automóvel da GM que inscreva seu carro no mercado RelayRides pode vincular suas contas OnStar e RelayRides. Isso permite fazer a reserva do empréstimo de um carro da GM e destrancá-lo com nada mais do que um telefone celular.
    Clique aqui para ler mais sobre o abalo no setor automotivo.
  • Parques Temáticos da Disney: A Disney introduziu o sistema MyMagic+, que oferece aos visitantes de seus parques temáticos um aplicativo para smartphone e uma pulseira ativada por radiofrequência chamada MagicBand. A pulseira atua como entrada, chave do quarto e cartão de crédito, permitindo que os visitantes façam reservas em atrações com antecedência e paguem por refeições com a tecnologia “toque para pagar”. Aos visitantes que usam a MagicBand é oferecida uma experiência de hóspede personalizada, com muito menos tempo de espera. 
    Clique aqui para ler mais sobre a transformação da Disney.
  • GE: A GE está criando serviços baseados na nuvem com análises inteligentes, de modo a poder coletar e combinar vastas quantidades de dados de máquinas industriais e dados de equipamentos, extraindo percepções únicas que ela pode usar para definir novos padrões de desempenho nos principais setores, como energia e aviação.
    Clique aqui para ler mais sobre a transformação da GE.

Abalo Digital

Reflexão: de Abalado a Abalador

Re-examine o papel que você desempenha na Nielsen e em nosso setor. Como você irá se tornar um abalador digital?
 

Quer saber mais?

  • Clique aqui para conferir a postagem no blog de Mitch Barns sobre “Surfando a onda do abalo”.
  • Clique aqui para ouvir um podcast da Forrester Research sobre o abalo digital.
  • Clique aqui para ver a lista da CNBC de 50 abaladores, que apresenta empresas privadas com inovações revolucionárias.
  • Clique aqui para ver uma breve palestra do Ted sobre como as empresas de grande porte podem canalizar melhor a transformação e continuar a prosperar.

Mudança da Mentalidade Digital

O que é uma Mentalidade Digital?

O pensamento digital é uma evolução. Tem a ver com usar novas tecnologias como base para refinar processos.

Desafios

Não é de se surpreender que existam desafios à evolução para uma empresa digital. Conforme ilustrado no infográfico do Estado da transformação digital da Altimeter, um desses desafios é a mudança da cultura da empresa. Uma verdadeira empresa digital requer a adoção de uma mentalidade inteiramente nova. 

Uma mentalidade digital é muito diferente de uma mentalidade transacional tradicional. É aberta e está em constante evolução. As organização que adotam essa transformação constantemente experimentam, inovam, aprendem e otimizam. O mundo digital prospera com o espírito empreendedor e com valores segundo os quais a cultura direciona a organização de forma mais eficaz. Stephen Johnson, em ‘O manifesto do terceiro lugar’, descreve de forma adequada a promessa central da mentalidade digital: “Vivemos nossas vidas em um perpétuo estado beta.”

 

Quer saber mais?

Clique aqui para assistir a um breve vídeo que destaca três passos rumo ao desenvolvimento de uma mentalidade digital.

Segredos de uma Mentalidade Digital

A mentalidade digital pode ter diversas dimensões. A Forbes publicou um artigo da IESE Business School em que os autores descobriram pelo menos cinco importantes dimensões que constituem a mentalidade digital.

Segredos de uma Mentalidade Digital

Reflexão

Você já começou sua transformação para uma mentalidade digital? Em caso negativo, considere como você pode começar!


Quer saber mais?

Clique aqui para ler uma postagem de blog sobre como prosperar no local de trabalho digital.
Clique aqui para ler um artigo sobre as vantagens do pensamento com orientação digital nos negócios.

Segredos de uma Mentalidade Digital

  • Implementar mudanças radicais e, ainda assim, ignorar as mudanças culturais
  • Sustentar e, ainda assim, abala
  • Abrir mão do controle e, ainda assim, arquitetar as opções
  • Garantir a longevidade do mercado e, ainda assim, evitar abalos
  • Ser cético e, ainda assim, ter a mente aberta
  • Depender dos dados e, ainda assim, confiar em sua intuição
  • Fornecer uma visão e, ainda assim, capacitar os outros
Quais cinco dimensões constituem a mentalidade digital?

Maneiras Digitais de Trabalhar

Trabalho Ágil

Definição

Manifesto Ágil foi introduzido pela primeira vez em 2001 e descrevia quatro princípios (1. Indivíduos e interações tem precedência em relação a processos e ferramentas. 2. O software em funcionamento tem precedência em relação à documentação abrangente. 3. A colaboração com o cliente tem precedência em relação à negociação do contrato. 4. A resposta a mudanças tem precedência em relação a seguir um plano) que são relevantes até hoje. Ágil é uma nova maneira de trabalhar que não trata apenas de seguir um processo.

Paul Allsopp, da Agile Organisation descreve o trabalho ágil como sendo ‘a reunião de pessoas, processos, conectividade e tecnologia, tempo e espaço para encontrar a maneira mais adequada e eficaz de trabalhar para executar uma tarefa específica. É trabalhar com diretrizes (da tarefa), mas sem fronteiras (de como executá-la).”

Um importante elemento da transformação digital é a capacidade dos funcionários de adotar práticas de trabalho ágil que permitam que o negócio se adapte mais rapidamente e aproveite as novas oportunidades.

As vantagens

  • Redução do desperdício
  • Aumento da velocidade
  • Custo mais baixo
  • Tomada de decisões aprimorada
  • Aumento da confiança


Quer saber mais?

  • Clique aqui para assistir a um breve vídeo em que Karthik Rao, Vice-Presidente Executivo de Capacitação Digital, fala sobre a noção de ágil.
  • Clique aqui para assistir a um breve vídeo que explica a abordagem ágil.
  • Clique aqui para ler mais sobre a importância de ser ágil no espaço digital.
  • Clique aqui para ler mais sobre as vantagens do trabalho ágil.

BPI e Ágil


Na Nielsen, nossa equipe de Melhoria de processos de negócios (BPI) aproveita maneiras ágeis de trabalhar para:

  • Otimizar os sistemas operacionais a fim de atingir as metas de melhoria
  • Alinhar infraestruturas de gerenciamento de modo a incorporarem as mudanças
  • Capacitar e mudar mentalidades para garantir a sustentabilidade

O BPI ajuda clientes e líderes de negócios a solucionar seus problemas comerciais mais difíceis por meio de inovação e excelência operacional e transformativa.


Reflexão

Que tipo de trabalhador digital você é? Responda a este questionário para descobrir.

 

Quer saber mais?

Clique aqui para conferir nossa Série de ferramentas inteligentes da Nielsen, que oferece ferramentas de BPI para o dia a dia a fim de ajudá-lo a trabalhar de forma inteligente.
Clique aqui para saber mais sobre a Equipe de BPI da Nielsen.

Resiliência Digital

Definição

A evolução digital trouxe muitos sucessos, mas também exige que as empresas sejam resilientes a falhas. O conceito de ‘falhar rápido’ pode ser difícil de aceitar, embora haja muitos aspectos positivos nessa abordagem. O conceito de ‘Falhar rápido’ vem sendo utilizado em startups e no desenvolvimento de software há anos. Significa a prática de conduzir experimentos rápidos e baratos para obter percepções valiosas quanto a hipóteses a fim de repensar, fechar o loop e, em última análise “dar meia volta” ou alterar o curso com base na integração das novas lições ao modelo.

Essa prática foi adotada por empresas como Netflix, Amazon, Facebook, Google e Etsy. De acordo com o Relatório de visão tecnológica da Accenture, o argumento para a adoção dessa abordagem de falhar rápido é simples: ‘À medida que as organizações migram rumo à tecnologia digital, cada aspecto de seu negócio está se tornando cada vez mais interconectado e automatizado… A verdadeira resiliência é o que ajudará as organizações a atenuarem os riscos à receita e à reputação das marcas causados pelos abalos aos serviços.’


Exemplos

A Netflix partiu do nada, chegando a atender a mais de 50 milhões de associados em 40 países. Um dos sites mais bem-sucedidos do mundo, o Netflix atingiu esse sucesso pelo uso de uma abordagem de design rápido e interativo. Nos primeiros estágios da empresa, a equipe de design na Web fazia mudanças significativas de design a cada duas semanas. Eles entendem que algumas das mudanças irão funcionar, mas a maioria não. Muito do que tentam fazer não sobrevive até a próxima iteração. 

No início, isso parecia uma restrição frustrante ao design. No entanto, a equipe de design não se sentia frustrada. Em vez disso, estavam livres para serem flexíveis e adaptáveis, de modo a poderem reagir com eficácia às necessidades dos clientes. Eles estão construindo para o presente – todo o tempo.

 

Duas recentes retiradas de produtos introduzidos pela Amazon foram reconhecidos rapidamente como fracassos. A Amazon descontinuou seu produto de fraldas de marca própria (apenas seis meses após o lançamento) e retirou sua carteira digital (seis meses após uma implementação proeminente). 

A Amazon reconheceu os fracassos por meio de uma declaração em que afirma ter aprendido muito com os programas beta e que a empresa buscará maneiras de aplicar essas lições no futuro, à medida que continua a inovar em nome dos clientes.

 

O fracasso não é apenas uma opção, senão praticamente um requisito na Google. O AdSense e o Google Answers eram ambos territórios inexplorados para a empresa. Enquanto o AdSense cresceu a ponto de se tornar um negócio multibilionário, o Google Answers (que permitia aos usuários postar perguntas e pagar um especialista pela resposta) foi aposentado após quatro anos. A Google aprendeu muito nesse período e foi capaz de aplicar o conhecimento que reuniu ao desenvolvimento de futuros produtos. Se a Google tivesse tido medo do fracasso, nunca teria tentado o Google Answers nem o AdSense, e teria perdido uma oportunidade com cada um deles.

 

Você sabia?

“Movermo-nos rapidamente nos permite criar mais coisas e aprender mais rápido. No entanto, à medida que a maioria das empresas cresce, desacelera muito porque fica com mais medo de errar do que de perder oportunidades por agir muito lentamente. Temos um ditado: “Mexa-se rápido e quebre coisas.” A ideia é que, se você nunca quebrar nada, provavelmente não está se mexendo rápido o suficiente. – Mark Zuckerberg, CEO do Facebook

Maneiras Digitais de Trabalhar

  • Verdadeiro
  • Falso
Um dos príncipios fundamentais de um trabalho ágil é priorizar processos e ferramentas em relação a indivíduos e interações.

Digital Ways of Working

  • True
  • False
Benefits of agile working include reduced waste, increased speed and improved productivity.

Maneiras Digitais de Trabalhar

Quer saber mais?

  • Clique aqui para ler sobre como perder pode ajudá-lo a ganhar.
  • Clique aqui para ler mais sobre como a Amazon falha rapidamente.
  • Clique aqui para ler sobre os Oito Pilares de Inovação da Google.

Realização Digital

Atividade: Você é um Consumidor Digital?



Clique aqui para acessar o NLSN Digital Google+ community e bater um papo com seus colegas. Troque ideias sobre a sua experiência com o abalo digital e sobre como você irá se preparar para mudar para uma mentalidade digital.

Como Prosseguir? O Que Você Pode Fazer?

Parabéns por chegar a este ponto de sua jornada digital!

O ecossistema digital continua a evoluir e incentivamos você a prosseguir em sua jornada lendo artigos, seguindo formadores de opinião na mídia social e mantendo-se atualizado com as últimas notícias.

 

Quer saber mais?

Clique aqui para ler mais sobre o abalo digital.

 

Continuar a Conversa Online

Lembre-se de que você pode manter-se atualizado com a evolução digital da Nielsen e acessar os recursos neste curso a qualquer momento na NLSN Digital Goolge+ Community.